Q. A Terceirização matem o foco da empresa no core business e na estratégia corporativa?

Verdade. O primeiro benefício gerado pela terceirização de serviços é a possibilidade de manter gestores focados no core business, dedicando-se verdadeiramente ao negócio e à estratégia da empresa. Preocupações secundárias são compartilhadas com os parceiros, bem como a responsabilidade pela operação. Dessa forma, é possível direcionar esforços, conhecimento e energia para a aperfeiçoar a gestão, atingir os objetivos e conquistar os resultados planejados.

Q. Terceirizar torna possível contar com especialistas em todas as etapas da operação

Verdade. Outro benefício importante relacionado à terceirização de serviços é poder contar com profissionais e equipes mais especializados e experientes, com know-how diferenciado e conhecimentos técnicos específicos, capazes de realizar as atividades previstas com mais qualidade e excelência. Em muitos casos, a terceirização pode ser considerada uma profissionalização das tarefas. Ainda, é possível reduzir custos com treinamentos e capacitação interna, já que a responsabilidade pelo serviço passa a ser da empresa prestadora e de seus colaboradores, que devem estar preparados e devidamente qualificados para exercer as funções planejadas.

Q. A terceirização reduz custos operacionais?

Verdade. Os encargos e os direitos trabalhistas previstos na legislação brasileira oneram muito a folha de pagamento, obrigando as empresas a repensar possíveis contratações. Esses valores representam uma grande despesa, que pesa consideravelmente no orçamento corporativo. Em linhas gerais, a relação custo-benefício da terceirização é positiva, pois envolve custos menores se comparados com os necessários para a formação de uma equipe interna para realização das mesmas atividades. É preciso citar também uma maior previsibilidade de custos, uma vez que nos valores pagos mensalmente à terceirizada estão inclusos os gastos com rescisão, férias, faltas e eventuais ações trabalhistas. Portanto, esse modelo de contrato colabora para o equilíbrio financeiro da empresa.

Q. A terceirização torna possível priorizar os investimentos?

Verdade. As empresas prestadoras de serviços, sendo especializadas, investem constantemente na aquisição de novas tecnologias e na qualificação de suas equipes para manter o diferencial competitivo, oferecendo ainda mais qualidade. Isso faz com que a empresa contratante possa priorizar os seus próprios investimentos, dedicando os recursos disponíveis a projetos mais relevantes para a estratégia da organização.

Q. O terceirizado terá os mesmos direitos dos funcionários da tomadora de serviços?

Mito. Duas pessoas com funções parecidas poderão ter salários bem diferentes se uma for contratada e a outra terceirizada. O mesmo pode acontecer em relação ao plano de saúde e ao valor do vale-refeição. “Conheço uma empresa que só abre o refeitório aos terceirizados depois que os contratados almoçaram”, diz Ricardo Freitas Guimarães, da PUC-SP.

Q. Muitos trabalhadores poderão perder o emprego por causa da Terceirização?

Mito e Verdade. É possível que uma empresa demita alguns profissionais para contratar uma prestadora de serviço que faça o mesmo trabalho por valores menores. Mas, ao regulamentar a terceirização, a lei estimula as contratações nas prestadoras, concedendo uma série de benefícios trabalhistas a pessoas que hoje fazem esse trabalho como autônomas. “Dizer que a lei, sozinha, tem poder para gerar ou cortar empregos é um erro”, diz Fernando, do Insper Direito.